Sobre Pilates

 
      “Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”



Joseph Pilates - o criador do método

Joseph Hubertus Pilates nasceu na cidade de Monchengladbach, perto de Dusseldorf, na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida.(1)

Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração onde tabalhava como enfermeiro, estando alí Pilates começou a experimentar exercícios com as molas fixadas nas camas, como uma tentativa para reabilitar os soldados feridos da guerra. Os pacientes foram capazes de aplicar movimentos de resistência em seus músculos estando em suas próprias camas, assim Pilates descubriu um sistema de exercícios que acelerava a recuperação dos mesmos. Seu trabalho foi reconhecido quando nenhum interno treinado por ele foi afetado pela epidemia de Influenza (¨gripe espanhola¨), que em 1918 matou milhares de europeus.(1)

Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos Na viagem de navio, conheceu Clara que mais tarde se tornara sua esposa. O casal fundou um studio na cidade de Nova Iorque. , intitulando o Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como a Arte do Controle ou “Contrologia”. Juntos, Joseph e Clara surpevisionaram o studio até meados dos anos sessenta e ele desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores a levar uma vida longa e saudável.
Joseph Pilates faleceu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio em seu studio. Fiel ao seu próprio método, estava seguro que seus conhecimentos estavam adiantados em relação a sua época.(1)

As razões para se buscar o Pilates são as mais variadas. Há desde os desejosos de esculpir o corpo (inspirados por celebridades como a cantora Madonna, que credita parte de sua boa forma à técnica) até os interessados em exercícios capazes de ajudar na prevenção ou na recuperação de problemas como dores e lesões. Como anseios tão diferentes cabem dentro de um mesmo método? “Pilates se preocupou em criar uma técnica que trabalha a saúde como um todo”, considera Inelia Garcia, uma das primeiras instrutoras do método no Brasil e hoje dona de um império com mais de 47 estúdios e dez mil alunos espalhados por todo o País. “O corpo torna-se mais forte, flexível e resistente”, diz. “Na parte mental, os exercícios melhoram a concentração e a memória. E o trabalho com a respiração ajuda no controle das emoções”, completa.(2)


Referência 
                    - http://www.istoe.com.br/reportagens/164519_A+FORCA+DO+PILATES


Nenhum comentário:

Postar um comentário